//

Queijos e Vinhos

terça-feira, 14 de setembro de 2010 - Postado por Samille às 20:32
A Cris cuida dos eventos do Sam's Guarulhos e agora a Elaine vai ajudar ela com o Sam's Radial e nós vamos crescendo com essa empresa maravilhosa!

Sexta 10/09 houve nos dois clubes um evento com vinhos e queijos para os sócios aprenderem mais sobre uma prática tão gostosa! E também uma dica para receber amigos em casa ;p
O sommelier Thiago da Casa Flora deu um show de simpatia e entretenimento, sem contar no conhecimento sobre os vinhos. Para quem não foi, as dicas da degustação técnica com o toque da experiência de fazê-la.


Na degustação técnica você aprende como saber se um vinho é jovem, quantidade de álcool, ingredientes utilizado nele ou na barrica em que ele descansou, variação tânica (calma parece difícil, mas não é rs) e suavidade.

Primeiro escolha um taça com haste (as de cristais são melhores por serem mais finas, e não alterarem a temperatura do vinho) e evite tocar no corpo do copo. A temperatura é ambiente, mas ambiente com referência européia então o ideal é 14°C a 17°C. Com isso encha 1/3 da taça e deixe ele assentar.

Olhe para o vinho. Veja o brilho dele e a tonalidade. Os vinhos mais brilhantes e mais escuros são os mais jovens, os mais opacos e mais claros são os mais maduros.

Sabe aquela balançadinha na taça? Então agora eu sei para quê serve, rs. Com ela você vê a quantidade de álcool. Você tem que FIXAR os olhos na taça, nas paredes, é bem suave mas tem 'gotas' escorrendo. São as lágrimas, o copo 'chora' ao balançar. Após balançar, se escorrer devagar, finamenos espaçada, maior quantidade ( as gotas, lágrimas) isso indica que o teor alcóolico é alto. Se for mais grossas, menor quantidade/mais espaçada e mais rápidas o teor alcoólico é menor.

A próxima experiência é a olfativa. Pode CHEIRAR mesmo, colocar o nariz e aspirar. É questão de prática o Thiago disse (achei um pouco difícil reconhecer alguns aromas), quanto mais você conhecer de frutas condimentos, e provar vinhos, mais você identifica a goiaba, a cereja, a framboesa, o maracujá,.. e até bacon defumado, tabaco,.. que vêm das barricas onde eles descansam e se formam.

Agora você prova!
Engula devagar, deixe ele passear pela língua, sinta os aromas que você cheirou, perceba se ele 'puxa'/'prende' mais na boca (a sensação seca quando você come uma goiaba) são os taninos (viu! é fácil esse), com isso você vê o amargo e consegue medir a suavidade, se é mais seco, mais macio.
Com o tempo, fica mais rápido e natural.

A todos que sabem mais se falei algo errado, fiquem à vontade para corrigir,rs.


Os vinhos utilizados foram:
Santa Carolina - Chile/2006 - Reserva Carmenère
Nederburg - África do Sul/2009 - Pinotage
Pata Negra - Espanha/2007 - Cabernet Sauvignon
Messias - Portugal/2002 - Tawny

Adorei o vinho da África do Sul e claro o de Portugal! O vinho do porto é suuuper indicado para sobremesas e a dica do Thiago foi: no churrasco um vinho Merlot (a uva) é escolha certa ;p


E os queijos? Eles quebram o sabor de um vinho para se provar outro. Escolhemos o parmesão em cubos,(por combinar com vinhos mais fortes), o gorgonzola - patê (vinhos mais doces) e a mussarela de búfala que é neutra e versátil por ser fresco, foi usada com hortelã, escarola, tomate seco e peito de peru. Outros queijos da classe blue ou duro podem subistituir esses.

 

Delicioso né? Uma dica legal é chamar um sommelier para falar todo esse passo a passo, curiosidades, combinações, histórias...e você aproveitar a noite rindo e descobrindo novas culturas com os amigos.

Um beijo,Sam!